Colaboração/delação premiada

No âmbito do Direito Processual Penal, o tema do momento é o da colaboração premiada (popularmente conhecido como delação premiada).


Cuida-se, no meu entender, de verdadeiro negócio jurídico processual - a atrair, de forma geral, a teoria dos fatos jurídicos, que integra a teoria geral do Direito. O tema dos negócios processuais certamente atrairá muita atenção no ano de 2015, em razão da aprovação do novo CPC, que passará a prever expressamente (e amplamente) a sua admissibilidade. Naturalmente, o novo CPC acabará por influenciar o tema também no ambito do Processo Penal, por se tratar de assunto que integra a teoria geral do processo.


Voltando à colaboração premiada, instituto consagrado em diversos países, cuida-se de tema ainda polêmico no Brasil. E essa polêmica reacendeu recentemente, em razão da mega operação Lava Jato.


Como consequência, penso que esse assunto tende a ser cobrado nas provas de concurso da magistratura e Ministério Público de 2015, em especial o concurso para Procurador da República.


Pensando nisso, separei dois artigos de dois Procuradores da República consagrados na instituição, Wellington Saraiva e Vladimir Aras, que tratam do tema de maneira aprofundada e didática.


Seguem os links:


http://wsaraiva.com/2014/09/20/colaboracao-premiada-ou-delacao-premiada/

https://blogdovladimir.wordpress.com/2015/01/07/a-tecnica-de-colaboracao-premiada/

Postagens
Postagens recentes
Procurar por assuntos

CONTATO

  • YouTube ícone social
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter App Icon
  • Instagram App Icon

© Site criado, editado e alimentado por João Paulo Lordelo.