CONTATO

  • YouTube ícone social
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter App Icon
  • Instagram App Icon

© Site criado, editado e alimentado por João Paulo Lordelo.

Recomendação: bibliografia de Formação Humanística para a magistratura (TJ, TRF, TRT)

10/11/2015

 

A Resolução n. 75 do CNJ, que uniformizou o procedimento de seleção de magistrados no Brasil, inseriu, no programa dos concursos, matérias voltadas à formação humanística do magistrado. Quando estava me preparando para o concurso de Juiz de Direito do Estado da Bahia (TJ-BA), tive uma enorme dificuldade em encontrar uma boa bibliografia para tais matérias (filosofia, sociologia, teoria geral do direito, regime jurídico da magistratura, psicologia, administração judiciária, ética, mecanismos de solução de conflitos etc.).

 

Diante desse quadro, adquiri diversas obras voltadas a tais temas, à procura daquelas que fossem objetivas, claras e completas. Foram muitas decepções, muitos livros ruins que li, até que me deparei com três obras que são muito boas (todas curtas e de fácil leitura):

 

1 - "MAGISTRATURA E FORMAÇÃO HUMANÍSTICA", Ed. LTR - É uma obra base, indispensável. Direta, clara e objetiva, reúne os principais temas, deixando de lado, contudo, alguns pontos de teoria geral do direito e filosofia. Link: http://www.ltreditora.com.br/magistratura-e-formac-o-humanistica-3520.html;

 

2 - "MAGISTRATURA E TEMAS FUNDAMENTAIS DO DIREITO", Ed. LTR - Complementa os pontos faltas da obra anterior. Com elas duas, você estará com toda a Res. n. 75 do CNJ coberta, preparado para as questões que podem vir - sobretudo na prova subjetiva. Link: http://www.ltreditora.com.br/magistratura-e-temas-fundamentais-do-direito.html;

 

3 - "Psicologia Judiciária Para a Carreira da Magistratura", Ed. Livraria do Advogado - É uma obra curta e complementar, para quem quer se aprofundar um pouco mais na parte de Psicologia, que tem sido bem cobrada. Um dos autores (Jorge Trindade) tem sido seguido por algumas bancas (ex.: CESPE). Como dito anteriormente, os dois livros anteriores já são suficientes. Contudo, se houver tempo, esse livro poderá te ajudar a aprofundar alguns temas que caem com maior frequência e até mesmo render uma nota máxima. Link: http://www.saraiva.com.br/psicologia-judiciaria-para-a-carreira-da-magistratura-2-ed-2012-4055406.html.

 

Palavras-chave:

Please reload

Postagens

Treinamento individualizado para prova oral do TJ-BA. Garanta seu desconto! Vagas limitadas

06/12/2019

1/10
Please reload

Postagens recentes
Please reload

Procurar por assuntos