top of page

Concursos do MP/SP (Promotor de Justiça) e da DPU (Defensor Público Federal) - Dicas

Prezados,


Apesar da crise, percebam que teremos, ainda em setembro deste ano, duas provas de concursos muito bons: MP/SP (Promotor de Justiça) e DPU (Defensor Público Federal). Os editais ainda estão abertos e podem ser consultados nos seguintes links:



- DPU (inscrições até 25 de julho) - http://www.cespe.unb.br/concursos/DPU_17_DEFENSOR/


Ambos os concursos apresentam um programa extenso (o MP/SP, com menos disciplinas, mas com mais pontos por disciplina) e muitos temas em comum. Pensando nisso, resolvi fazer uma série de dicas/recomendações para aqueles que pretendem prestar os referidos concursos:


1º – Boa parte do programa de filosofia, sociologia e ciência política do concurso da DPU pode ser encontrada no meu livro de Noções Gerais de Direito e Formação Humanística. Também recomendo o belíssimo livro “Filosofia do Direito Descomplicada”, do amigo Bernardo Montalvão (Ed. Juspodivm). Ambos são de leitura muito rápida. Diante do limite do tempo (que pode complicar a leitura de livros), uma boa saída é pesquisar os pontos no wikipedia, já que o programa contempla apenas noções gerais.


– Para quem não faz ideia de como estudar ECA e CDC, recomendo os dois diplomas comentados da coleção “Leis Especiais para Concursos”, da editora Juspodivm. São obras bem rápidas de ler, apenas comentando as leis com os principais conceitos e precedentes (informativos).


3º – Para Direitos Humanos, coloquei, em meu blog, uma resenha da fantástica obra do Prof. Paulo Henrique Portela. O arquivo possui 48 páginas e resume bem a matéria. Segue o link: https://www.joaolordelo.com/single-post/2017/06/26/Manual-Pr%C3%A1tico-de-Processo-Coletivo-e-material-de-apoio-de-Direitos-Humanos


4º – Para “Direitos Difusos e Coletivos”, publiquei também, no blog, a versão mais atualizada do meu Manual Prático de Processo Coletivo. Segue o link: https://www.joaolordelo.com/single-post/2017/06/26/Manual-Pr%C3%A1tico-de-Processo-Coletivo-e-material-de-apoio-de-Direitos-Humanos


Bons estudos!

Destaques
Postagens recentes
Procurar por assuntos
bottom of page