top of page

2018: um ano promissor nos concursos públicos

Não há dúvidas de que o país se encontra em um período de crise.


Também não há dúvidas de que essa crise atravessou o serviço público, tendo como símbolo a aprovação da Emenda Constitucional nº 95/2016, que estabeleceu um regime fiscal bastante cruel para o orçamento de todos os poderes da União.


Apesar de tudo isso, o ano de 2018 vem com tudo nos concursos públicos.


Pois é. Ao mesmo tempo em que os jornais noticiam a recuperação da economia e o forte crescimento da arrecadação, diversos editais de concurso se encontram abertos ou com previsão de abertura ainda em 2018. Isso se passa a nível federal e estadual.


A título de exemplo, acaba de ser anunciado que o TRF2 iniciará outro concurso para o cargo de Juiz Federal substituto. Da mesma forma, tudo indica que o concurso do MPF finalmente terá seguimento e possivelmente encerrará ainda este ano, com a posse dos novos Procuradores da República de forma escalonada. Possivelmente, teremos também concurso para Analista do MPU.


No âmbito estadual, são diversos os locais com previsão de abertura de editais para os cargos de Juiz de Direito e Promotor de Justiça, destacando-se o TJ-BA.


Em síntese, a situação econômica está melhorando e, mesmo com as restrições orçamentárias, tudo indica que teremos mais concursos em 2018, se comparado com 2017. Não bastasse isso, é possível que, após as eleições, com o novo Governo, haja modificações no plano orçamentário, tendo em vista o aumento da arrecadação.


Então, o que você deve fazer?


Simples, muito simples. Estude muito, como se não houvesse amanhã. Se está iniciando agora ou anda sem foco e sem material de estudo, recomendo fortemente que busque um curso preparatório online e planeje seus estudos. Muitos me perguntam que curso eu recomendo. Devo ser sincero e dizer que há diversas opções boas no mercado. Uma delas, onde atuo como professor e coordenador, é o Curso Ênfase (CLIQUE AQUI), que tem conseguido excelentes números de aprovações (só agora, no início de 2018, foram mais de 1000 aprovados, nos mais diversos concursos). Para termos uma ideia, no concurso do MPF de 2014, 89% dos aprovados estudaram lá. No TRF3 (2016), esse número chegou a 2016. No TRF4 (2014), 100% dos aprovados estudaram conosco. No último concurso da Defensoria Pública da União (DPU), cujo resultado da prova oral acaba de ser divulgado, dos 148 aprovados, 103 estudaram no Ênfase, incluindo a primeira colocação.


O diferencial que temos é a equipe, composta quase que completamente por professores aprovados em concursos em excelentes colocações, para deixar claro que o sonho da aprovação é plenamente possível a qualquer um.


Um forte abraço a todos vocês! Que tenham um ano repleto de realizações!

Destaques
Postagens recentes
Procurar por assuntos
bottom of page